sexta-feira, 16 de abril de 2010

Petiscos do dia - 16 de abril



Dilma diz que Serra gaúcha pode se beneficiar do pré-sal: a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, participou de um almoço-palestra nesta sexta-feira, 16, na Câmara de Indústria e Comércio (CIC), em Caxias do Sul (RS). Dilma falou a uma platéia de aproximadamente 400 pessoas, em sua maioria empresários da região, destacando os avanços conquistados pelo governo Lula no aspecto econômico. O tema da palestra proferida pela ex-ministra foi “Brasil, construindo o futuro”.

O encontro foi aberto pelo presidente da CIC, Milton Corlatti, que destacou a necessidade do comprometimento do governo federal com as obras de infra-estrutura na Serra Gaúcha, como o novo aeroporto regional e o Trem Regional. Ao final de sua fala, Corlatti entregou a Dilma um documento contendo a opinião da CIC e de 21 entidades patronais sobre diversos assuntos, inclusive a questão tributária. A pré-candidata do PT, por sua vez, iniciou sua palestra destacando que o governo Lula representou uma “ruptura com a estagnação econômica” e que a distribuição de renda promovida nesses quase oito anos é o melhor caminho para o crescimento econômico.

O tom do discurso de Dilma foi o mesmo que em ocasiões anteriores: a ex-ministra apontou os avanços do governo Lula e os contrapôs ao governo FHC. Ao avaliar a importância da redução do IPI para evitar maiores danos da crise financeira de 2008/2009, a petista foi interrompida por aplausos dos empresários. A ex-ministra também aproveitou para comentar o quanto a região da Serra Gaúcha está pronta para se beneficiar da onda de crescimento econômico motivada pelo pré-sal: “as plataformas de petróleo são grandes prédios que boiam. Nele precisa de móveis, da indústria metal-mecânica, de muitas coisas que podem ser produzidas na Serra”, apontou Dilma.

A pré-candidata encerrou sua palestra dizendo que o Brasil pode se beneficiar mais do comércio internacional e que ela, se eleita, será parceira dos empresários gaúchos na disputa com outros países. Ao final de sua fala, a ex-ministra foi bastante aplaudida pelos presentes. Após a palestra estava prevista na agenda de Dilma a visita a uma ONG da região, mas antes de seguir para lá a pré-candidata foi convidada a visitar uma das fábricas da Marcopolo na cidade. Nas unidades de produção da Marcopolo, Dilma foi muito bem recebida pelos funcionários da empresa.

Suspeita de laudos falsificados em obra-vitrine de Serra: o pré-candidato tucano à Presidência da República, José Serra, não se cansa de apresentar a expansão do metrô de São Paulo e o Rodoanel como suas principais obras durante o período que esteve à frente do governo do Estado de São Paulo. Contudo, a vitrine eleitoral de Serra pode ser prejudicada dependendo das conclusões do Ministério Público e da Corregedoria Geral da Polícia Civil, que investigam supostas falsificações eu laudos técnicos do consórcio Via Amarela, responsável pela construção da linha amarela do metrô de SP.

Neste sentido, investiga-se uma incongruência nos laudos, que teriam reduzido a responsabilidade do Consórcio Via Amarela no acidente que ocorreu em 2007 na obra do metrô em Pinheiros, responsável pela morte de 7 pessoas na ocasião. De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, “nem a Promotoria nem a Corregedoria da Polícia Civil deram detalhes da investigação sob o argumento de que a divulgação poderá prejudicar a apuração dos casos. Mas sabe-se que dependendo de quem são os envolvidos no episódio, o caso pode prejudicar nao apenas a investigação, mas também a candidatura do presidenciável tucano José Serra, já que a obra do metrô que passa por Pinheiros é uma das principais vitrines de seu mandato.”

Serra quer reverter vantagem de Dilma no Nordeste: a coordenação da campanha do pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, está trabalhando para tentar reverter a vantagem que a petista Dilma Rousseff tem sobre o tucano na região Nordeste. Dando como certa a vitória do ex-governador de São Paulo nas regiões Sul e Sudeste, a coordenação da campanha de Serra pretende diminuir a vantagem de Dilma sobre Serra nos estados do Nordeste.

Para isso, a oposição busca intensificar as visitas do tucano à região, como ocorreu nesta semana, quando Serra visitou Alagoas e Bahia. De acordo com informações da Folha Online, nos bastidores a cúpula demo-tucana admite que Dilma terá um desempenho melhor que Serra no Nordeste. Contudo, consideram que a região será o “fiel da balança”, o que exige da coordenação da campanha de Serra um movimento no sentido de diminuir a diferença entre os dois candidatos.

Em 2006, o tucano Geraldo Alckmin teve um desempenho bastante fraco na região, alcançando 23% dos votos no Nordeste, contra 77% de Lula, no segundo turno. A idéia da cúpula tucana para ampliar os votos de Serra no Nordeste passa também pela tentativa de desvincular Dilma da imagem de Lula. Neste sentido, a idéia dos demo-tucanos é passar para a população nordestina que Dilma não é Lula, dirigindo críticas diretas à petista, mas poupando o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário