quinta-feira, 22 de abril de 2010

Petiscos do dia - 22 de abril


Em Goiás, Dilma ressalta avanços do governo Lula: em entrevista à Rádio 730 de Goiás, a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, voltou a defender os avanços do governo Lula e comparar o projeto petista com o projeto do seu adversário, José Serra, herdeiro do governo do PSDB. A ex-ministra voltou a destacar que o tucanato “já defendeu o fim da Bolsa Família e acha que o programa é contraditório com a geração de empregos”.

Perguntada sobre a sua relação com o senador Marconi Perillo, pré-candidato tucano ao governo de Goiás, Dilma destacou: “Tenho uma relação republicana com o senador, não tenho nenhuma restrição pessoal ao atual senador, agora tenho um projeto distinto ao dele. No meu projeto, eu acho que o PAC é fundamental, nós estamos fazendo obras importantíssimas. Eu acredito que a posição do senador é de um partido que já defendeu o fim da Bolsa Família, que acha que é contraditório com a geração de emprego e nós não achamos. As pessoas têm direito ao Bolsa Família, não é que o governo quer dar”.

A pré-candidata petista ainda destacou que ela e Ciro estão do mesmo lado, seja qual for a decisão do PSB sobre a pré-candidatura do deputado à Presidência da República. “O que eu quero é um desejo de médio e longo prazo, respeitando as decisões, obviamente, do Ciro: é que a gente, eu tenho certeza, ficará sempre do mesmo lado, seja em que circunstâncias forem”, afirmou a ex-ministra. Dilma também destacou, durante a entrevista, que o governo Lula foi mais atuante no combate à corrupção do que o governo FHC.

“Eu acho que ficou visível que nunca antes na história desse país houve caso de prisão de governador, prefeito, deputado, empresário e banqueiro. Não que os políticos ou empresários sejam as pessoas que comentem mais malfeitos. No Brasil, antes só se prendia os pobres, as pessoas de menos recursos e menos poder. Hoje não, o governo mostrou que ninguém está acima da lei”, disparou a ex-ministra.

Entrevista de Dilma teve mais audiência que a de Serra: a entrevista dada pela ex-ministra Dilma Rousseff ao jornalista José Luiz Datena, na Band, na quarta-feira, 21, teve uma audiência maior que a entrevista dada pelo seu adversário, José Serra, ao Jornal do SBT. De acordo com levantamento do Ibope, a entrevista de Dilma no “Brasil Urgente” registrou uma média de 5 pontos, com picos de 7 pontos, ao passo que a entrevista de Serra no SBT alcançou apenas 4 pontos.

Vale destacar que a pré-candidata do PT também teve maior audiência do que a registrada por Serra quando este foi entrevistado por Datena no mês passado. Na ocasião, o ex-governador de São Paulo foi entrevistado pelo jornalista no Palácio dos Bandeirantes e sua entrevista teve média de 4 pontos do Ibope, com picos de 6 pontos, segundo o Ibope. Cada ponto do Ibope equivale a 60 mil residências na região da Grande São Paulo.

Justiça quebrará sigilo de suspeitos do caso Alstom: de acordo com informações da Folha de São Paulo, o Ministério da Justiça enviará nos próximos dias à Suíça e à França pedido de quebra do sigilo bancário dos suspeitos de terem recebido propina no caso Alstom. A empresa, com sede na França, fabrica os vagões do metrô de São Paulo e também é líder na fabricação de equipamentos para usinas elétricas.

As investigações apontam para o envolvimento de membros do governo tucano, nas gestões Covas e Alckmin, em um esquema de recebimento de propina pela Alstom, para favorecer a multinacional francesa em processos de licitação ocorridos durante o governo tucano no Estado de São Paulo.

Serra volta a criticar aumento da máquina, em visita a Natal: cumprindo agenda em Natal, no Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira, 22, o pré-candidato do PSDB à Presidência da República voltou a criticar o governo Lula pelo que ele chamou de “aumento da máquina estatal”. De acordo com Serra, em entrevista à Rádio Tropical, o Estado deve ser “musculoso, mas enxuto”. O ex-governador de São Paulo também criticou a criação da PetroSal, a estatal que irá gerir o pré sal.

De acordo com informações da Folha, o tucano ainda afirmou que “para privatização, não há mais espaço significativo”, quando perguntado se privatizaria alguma estatal, caso fosse eleito. Serra também aproveitou a entrevista para fazer propaganda da sua página no serviço de microblog Twitter: de acordo com o tucano o seu Twitter é “o maior, disparado” dentre os políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário