quarta-feira, 28 de abril de 2010

Petiscos do dia - 28 de abril

Desemprego pelo Seade/Dieese tem menor taxa desde 98: a taxa de desemprego medida pelo Seade/Dieese atingiu 13,7% em março, o menor nível da série desde 1998, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira, 28. Em março de 2009, a taxa total era de 15,1%. Dentre as seis capitais pesquisadas pelos institutos, Salvador registrou a maior taxa de desemprego: 19,9% em março deste ano, ligeiramente abaixo da taxa de 20,1% apontada em igual período do ano anterior.

A menor taxa de desemprego, por sua vez, foi verificada em Porto Alegre, com 9,8%, contra 11,7% registrado em março de 2009. Na cidade de São Paulo, a taxa de desemprego medida pelo Seade/Dieese foi de 13,1% em março deste ano, contra 14,9% registrado em igual período de 2009. Em termos absolutos, o contingente de desempregados nessas seis capitais atingiu 2,76 milhões em março deste ano, o que representa um recuo de 7,6% frente aos 2,99 milhões verificados no terceiro mês de 2009.

No que se refere ao rendimento médio nas seis capitais pesquisadas, praticamente não houve variação em fevereiro, de forma que a renda média do trabalhador ficou em R$ 1.274. Entre os assalariados, houve uma ligeira queda de 0,7% no rendimento, atingindo R$ 1.340 em fevereiro deste ano.

PT estuda ação contra guerra suja na internet: em sua página no serviço de microblog Twitter, o secretário de Comunicação do PT, André Vargas, destacou a “guerra suja” que a oposição tem desencadeado, com ataques ao governo Lula e à pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. Segundo Vargas, “Eduardo Graeff do PSDB é o articulador das baixarias do PSDB. Titular dos sites que promovem a guerra suja.Vamos responsabilizá-lo”.

De acordo com informações da Folha Online, “um dos sites questionados é o gentequemente.org.br, que traz críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à pré-candidata petista Dilma Rousseff. O site entrou no ar em meados de 2009”. A matéria da Folha ainda cita que “o registro do site petralhas.com.br também entrou nas listas de discussão das redes sociais na internet. O domínio foi registrado pelo coordenador de campanha do pré-candidato à Presidência José Serra (PSBD), Eduardo Graeff. O ISD (Instituto Social Democrata), entidade ligada ao PSDB, também consta do registro do domínio dessa página --que está inativa”.

Ainda segundo a Folha, “Graeff admitiu ter registrado o domínio do site petralhas.com.br, mas negou participação na distribuição de boatos contra o PT. ‘De que forma um site inativo, isto é, um nome de domínio, se envolve em uma guerra cibernética?’, questionou. Segundo ele, a ideia de registrar esse domínio foi inspirada no livro ‘O País dos Petralhas’, do jornalista Reinaldo Azevedo --o livro foi lançado em 2008. Graeff disse que, na ocasião de seu lançamento, achou que o material rendia um site e que o nome era ‘divertido’".

“Ficha Limpa” deve ser votado na próxima semana: durante a sessão desta quarta-feira, 28, os deputados novamente adiaram a votação do Projeto “Ficha Limpa”, que trata da inegibilidade de políticos considerados “ficha suja”, na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara. Contudo, logo em seguida, líderes partidários assinaram o requerimento de urgência, o que permite que o presidente da Casa, deputado federal Michel Temer (PMDB-SP), coloque o projeto na pauta de votação do plenário quando quiser.

Neste sentido, a expectativa é de que o projeto seja votado já na próxima terça-feira, dia 4 de maio. O requerimento ganhou assinaturas suficientes após PT e PMDB assiná-lo (agora, o documento conta com mais de 400 assinaturas, sendo que precisa, no mínimo, de 257). Em plenário será votado o texto com algumas flexibilizações apresentadas pelo seu relator, o deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP).

O texto do deputado Cardozo propõe a inelegibilidade para candidatos condenados por decisão colegiada, mas com a possibilidade de efeito suspensivo com recurso avaliado também por um órgão colegiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário