quinta-feira, 29 de abril de 2010

Petiscos do dia - 29 de abril



Dilma visita feira agrícola no interior de SP: a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, visitou nesta quinta-feira, 29, a Agrishow, uma feira de máquinas e instrumentos agrícolas que ocorre anualmente em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo. Em uma coletiva de imprensa dada na feira, Dilma foi muito aplaudida pelos presentes – em sua grande maioria, produtores rurais e empresários do ramo de máquinas agrícolas.

Ao ser perguntada sobre sua posição em relação às invasões feitas pelo MST, a ex-ministra declarou: “sou contra que haja invasão de terra, não acho razoável. Mas não acho correta uma atitude violenta contra os movimentos sociais. Mas não pretendo compactuar com nenhuma atividade ilegal”. A pré-candidata destacou que a relação do governo com os movimentos sociais deve ser de diálogo, buscando sempre um entendimento para se chegar a um consenso.

Dilma também fez um retrospecto, durante sua conversa com os produtores rurais e empresários do setor agrícola, das políticas públicas de incentivo ao setor que foram desenvolvidas ao longo do governo Lula. Ela lembrou que 25 mil pequenos produtores rurais tiveram acesso a maquinários e tratores através do Programa Mais Alimentos, desenvolvido pelo governo Lula. O programa oferece até R$ 100 mil aos pequenos produtores rurais interessados na compra de máquinas e equipamentos agrícolas, dando ao agricultor um prazo de até dez anos para pagar, com carência de três anos e juros de 2% ao ano.

A pré-candidata do PT também aproveitou sua visita para destacar a importância da região de Ribeirão Preto na produção do etanol, que foi bastante incentivada por meio de políticas desenvolvidas ao longo do governo Lula. “O etanol era um setor que nós tínhamos uma inequívoca superioridade, protagonismo e superioridade. Mais do que a nunca a importância do etanol se comprova. Sabemos que o Brasil consome mais etanol que gasolina no que se refere aos veículos leves”, destacou a ex-ministra.

Desemprego medido pelo IBGE tem menor nível desde 2002: a quinta-feira foi de boas notícias também na economia, após o IBGE divulgar que a taxa de desemprego ficou em 7,6% em março deste ano, o menor nível já registrado par ao mês desde o início da série, em 2002. No terceiro mês do ano passado, a taxa de desemprego era de 9,0%, 1,4 ponto percentual acima da registrada em igual período deste ano.

De acordo com os dados do IBGE, o total de desempregados no Brasil foi de 1,8 milhão em março, um recuo de 14,1% frente ao volume de desocupados registrado em igual período do ano anterior. Em contrapartida, o volume de pessoas ocupadas alcançou 21,7 milhões, o que corresponde a um avanço de 3,8% na comparação com março de 2009. Vale destacar que a renda média do trabalhador também cresceu 1,5% nessa mesma comparação, alcançando R$ 1.413,40.

O bom noticiário econômico não se restringiu ao levantamento feito pelo IBGE, já que relatório do Banco Central, também divulgado nesta quinta-feira, revelou que os juros ao consumidor atingiram o menor patamar desde 1994. Segundo o levantamento do BC, os juros de empréstimos à pessoa física atingiram o valor de 41% ao ano em março deste ano, um valor menor tanto em relação a fevereiro, quando o juro aos consumidores era de 41,9% ao ano, quanto em relação a março de 2009, quando os juros chegavam a 55% ao ano.
Demo-tucanos criticam Time pela escolha de Lula: enquanto a maioria dos brasileiros comemorava a indicação feita pela revista norte-americana Time, nesta quinta-feira, 29, que elegeu o presidente Lula como o líder mais influente do mundo, lideranças demo-tucanas não reconheciam essa escolha e criticavam a revista. Neste sentido, o deputado Paulo Bornhausen, líder do DEM na Câmara dos Deputados, declarou que a Time “ficou louca ou ganhou um patrocínio de uma estatal brasileira”.

O demo ainda disse que “ele [Lula] não fez nada para merecer, deve ter servido como um prêmio de consolação por sua saída, ou será usado para sua candidatura para um cargo na ONU”. Nesta mesma linha, o líder da bancada tucana, João Almeida (BA) afirmou que Lula “apenas capitalizou os feitos que o Brasil vem conquistando faz tempo” e, por essa razão, não merecia ter sido escolhido como o líder mais influente do mundo.

O tucano Almeida declarou também que a escolha da revista não deve influenciar na candidatura de Dilma Rousseff à Presidência: “o eleitor não é bobo, sabe que ela não é o Lula. Ela agora está se apresentando inteira e mostrando o desastre que é. Isso não vai mudar”.

Serra critica aumento da Selic em feira agrícola: o pré-candidato tucano à Presidência da República, José Serra, também visitou a Agrishow na tarde desta quinta-feira, 29. O tucano aproveitou a elevação da taxa Selic, anunciada na quarta-feira pelo Copom (Comitê de Política Monetária), para criticar o governo Lula e dizer que um aumento dos juros prejudica o setor agrícola e os produtores rurais.

Vale destacar, contudo, que Serra parece ter “se esquecido” de que, mesmo com a elevação da Selic, a taxa básica de juros é, atualmente, de 9,5% ao ano, bem inferior aos juros de 24,5% ao ano da época do governo FHC, do qual ele fez parte. Serra prometeu que, se eleito, irá “se debruçar” sobre esse assunto, para promover reduções maiores da taxa de juros da economia brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário