quinta-feira, 8 de abril de 2010

Popularidade mundial: jornal indiano destaca liderança de Lula



Cada dia mais a imprensa brasileira isola-se nos ataques preconceituosos e nas críticas infundadas que dirige ao presidente Lula, já que os principais jornais e revistas internacionais reconhecem o excelente governo que Lula vem fazendo no Brasil e sua extraordinária capacidade de liderança no cenário internacional. Prova disso é que nesta quinta-feira, 8, o jornal indiano “The Times of India” publicou uma matéria que destaca o papel que Lula vem desenvolvendo no Brasil e no cenário internacional.

Intitulado de ”Por que Lula é o cara”, o artigo do periódico indiano analisa os principais aspectos que explicam esse sucesso do presidente Lula na comunidade internacional, mesmo diante de algumas atitudes do brasileiro que têm contrariado os interesses dos Estados Unidos e de outros países, como a questão do Irã, por exemplo.

Citando um jornal norte-americano, que se referiu à visita que Lula fará ao Irã em maio próximo como uma ação “indigna para um país que pretende ser considerado um igual entre os líderes mundiais”, o artigo do The Times of Índia levanta a questão: “Estará Lula se comportando como um líder mundial?”. A resposta que a matéria aponta, a despeito das críticas dos Estados Unidos e mesmo de alguns setores conservadores no Brasil, é que sim, que de fato Lula tem se comportado como um grande líder mundial.

Governo bem sucedido no Brasil
O fato do presidente Lula, em suas viagens pelo mundo, se dirigir à ONU (Organização das Nações Unidas) defendendo uma maior representatividade dos países emergentes, bem como um maior diálogo entre os países, tem feito com que muitos observadores internacionais, segundo o artigo, apontem Lula como um “gladiador da luta anti-imperialista”, aos moldes de Hugo Chávez, presidente da Venezuela.

A essa afirmação, o jornal indiano responde que: “nada poderia estar mais longe da verdade. Lula se tornou um herói no Brasil e um estadista estrangeiro por motivos genuínos. No Brasil, seus índices de aprovação são de 76%, um recorde para um presidente em final de mandato”. A reportagem ainda destaca que “suas realizações domésticas são sem precedentes: a partir de 2003, ele mais que dobrou o salário mínimo para 300 dólares, ajudou a tirar 20 milhões de brasileiros da pobreza e trouxe dívida pública de 55% para 35% do PIB”.

“Graças aos programas sociais de Lula, os maiores beneficiários do crescimento têm sido os pobres para os quais o presidente, que cresceu engraxando sapatos e dividindo o quarto com a mãe e oito irmãos, é um sinal de esperança”, destaca o artigo, que também credita a Lula o êxito pela descoberta do pré-sal na costa brasileira. “O Brasil poderá em breve tornar-se o terceiro maior produtor de petróleo do mundo e Lula já anunciou planos para destinar a renda do petróleo a programas de combate à pobreza”, diz o jornal.

Grande capacidade de diálogo internacional
O The Times of Índia destaca, ainda, que a maior realização política do presidente Lula foi o maior posicionamento do Brasil no mundo. De acordo com o periódico, Lula soube transformar a força econômica do Brasil em influência internacional, estimulando, sobretudo, o fortalecimento dos laços políticos e comerciais com os países em desenvolvimento. Isso explicaria, por exemplo, o excelente resultado do diálogo com o Irã, que além de tudo se tornou um importante parceiro comercial do Brasil (o comércio entre Brasil e Irã cresceu 40% desde 2003, segundo o jornal).

“Tão boa é a química de Lula com Ahmadinejad (presidente do Irã) que Obama pediu ao Brasil para mediara questão entre Estados Unidos e Irã, algo que Lula adoraria fazer”, destacou o artigo. O jornal cita também os interesses do presidente Lula em ajudar nas negociações de paz no Oriente Médio, conforme manifestado pelo próprio Lula quando esteve em visita a Israel em março deste ano.

O artigo ainda dispara: “desacreditado pela elite ‘tomadora de caipirinha’ de Copacabana, que acreditava que o "temido" Lula poderia envergonhar o Brasil no exterior, o ex-metalúrgico tem demonstrado uma sólida compreensão das Relações Exteriores”. O periódico lembrou que “chamando-lhe [a Lula] ‘uma referência para os países emergentes e também para o’ mundo em desenvolvimento, em 2009, um dos principais jornais franceses chamaram Lula ‘Homem do Ano’”. A referência é ao jornal francês “Le Monde”.

“Lula é o homem do momento, porque ele tem seguido uma fórmula simples de fortalecer a economia doméstica, dissociar o sistema financeiro da dependência dos Estados Unidos, cultivando laços com os países emergentes, e desenvolvendo uma política externa independente. É por isto ele pode dizer o que pensa sobre qualquer assunto”, finaliza o jornal. Vê-se, portanto, que enquanto a imprensa local, defensora dos interesses demo-tucanos, esforça-se para desqualificar Lula, o resto do mundo aplaude a liderança de nosso presidente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário