sábado, 3 de abril de 2010

Vox Populi mostra crescimento de Dilma e desmoraliza Datafolha



Pesquisa Vox Populi divulgada na noite deste sábado, 3, confirma o bom cenário para a candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República. De acordo com o levantamento, a pré-candidata petista cresceu 4 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, passando, assim, de 27% para 31% das intenções de voto. Enquanto isso, o pré-candidato tucano José Serra ficou estagnado, com 34% das intenções de voto.

Ciro Gomes (PSB), por sua vez, aparece com 10% das intenções de voto, o que representa um recuo de 1 ponto percentual em relação a janeiro, quando o pré-candidato aparecia com 11% das intenções de voto. A pré-candidata do PV, Marina Silva, também apresentou uma variação negativa de 1 ponto percentual em relação à pesquisa anterior, passando de 6% para 5% das intenções de voto. Votos brancos e nulos somam 7%, contra 13% dos entrevistados que não opinaram ou não quiseram responder.

Considerando um cenário sem Ciro Gomes, Serra lidera o quadro sucessório, com 38% das intenções de voto. Logo atrás vem Dilma, com 33%, e Marina Silva, com 7% das intenções de voto. Neste cenário, os votos brancos ou nulos chegam a 7%, contra 15% dos entrevistados que não souberam ou não quiseram responder. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, sendo que a pesquisa foi feita entre os dias 30 e 31 de março, ouvindo 2000 pessoas.

Desmoralização do Datafolha
A pesquisa Vox Populi foi feita uma semana depois do levantamento do Datafolha, revelando uma diferença gigantesca em relação a esta. Feito entre os dias 24 e 25 de março, o levantamento do Datafolha mostrava uma diferença de 9 pontos percentuais entre Serra (38%) e Dilma (27%), que na pesquisa de fevereiro do mesmo instituto estavam separados apenas por 4 pontos percentuais – a petista com 28% e o tucano com 32%.

Logo que o Datafolha foi divulgado, muitos questionamentos começaram a surgir, pois não havia fato concreto que explicasse o crescimento de 6 pontos percentuais do pré-candidato tucano no período: nenhuma aliança diferente foi feita nem houve fato novo na candidatura. É óbvio que não está sendo desconsiderada a diferença na metodologia de pesquisa dos dois institutos, mas o fato é que a pesquisa Datafolha de março causa estranheza até mesmo quando comparada com a do mesmo instituto feita em fevereiro.

Assim, o levantamento do Vox Populi divulgado neste sábado faz muito mais sentido por aproximar-se mais da tendência que já vinha sendo mostrada desde dezembro, a saber, o crescimento da candidatura Dilma e a estagnação da candidatura Serra. Os números do Vox Populi desmoralizam, dessa maneira, o levantamento do Datafolha de março, já que deixam claro que este último é um ponto fora da curva, que nem mesmo os analistas políticos da grande imprensa souberam explicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário