segunda-feira, 17 de maio de 2010

CNT/Sensus confirma Dilma à frente de Serra, ainda na zona de empate técnico

Em linha com a pesquisa do instituto Vox Populi, divulgada no sábado, 15, o levantamento do Instituto Sensus encomendado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) mostrou, nesta segunda-feira, que a pré-candidata do PT à sucessão presidencial, Dilma Rousseff, passou à frente do tucano José Serra nas intenções de voto, ainda que eles estejam dentro da margem de empate técnico. Neste sentido, a petista aparece com 35,7% das intenções de voto, contra 33,2% de Serra. A pré-candidata do PV, Marina Silva, aparece com 7,3% das intenções de voto.

Dilma tem um melhor desempenho que os adversários também no cenário de rejeição, já que ela é pré-candidata que menos foi indicada pelos entrevistados como “em quem não votariam de jeito nenhum”. Neste aspecto, 26,1% dos entrevistados declararam não votar em Dilma de jeito nenhum, índice inferior, portanto, à rejeição de José Serra (29,5%) e de Marina Silva (34,4%). Em janeiro, a petista apresentava uma rejeição de 28,4%, contra 29,7% de Serra e 36,6% de Marina. E é interessante destacar ainda que a convicção do voto em Dilma cresceu substancialmente.

Dessa maneira, segundo o levantamento CNT/Sensus, 26,6% dos entrevistados declararam que Dilma é a única candidata em que votariam, percentual bem acima dos 17,9% registrado em janeiro. Nesta mesma linha, 33,4% dos entrevistados declararam que “poderiam votar” em Dilma, segundo a pesquisa divulgada nesta segunda-feira. No caso de Serra, 25,7% dos entrevistados declararam que o tucano seria o único candidato em quem votariam, enquanto 35,8% dos entrevistados declararam que “poderiam votar” no ex-governador de São Paulo.

Dilma empata com Serra no Sudeste
A pesquisa CNT/Sensus também relevou, no seu corte regional, que a ex-ministra da Casa Civil tem desempenho melhor na região Nordeste. Neste sentido, Dilma alcança 47,9% das intenções de voto na região, bem à frente de Serra, que aparece com 25,7%. Por outro lado, no agregado das regiões Norte/Centro-Oeste, o tucano aparece com 42,4% das intenções de voto contra 30,8% da petista. No sul, o ex-governador também aparece bem à frente, com 36,4% das intenções de voto contra 29,6% da ex-ministra, segundo os dados do levantamento.

Agora, um aspecto importante a se destacar nessa pesquisa é o desempenho dos principais postulantes à Presidência da República na região Sudeste, que além de ser a mais populosa agrega os três maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Neste sentido, Serra aparece com 33,6% das intenções de voto no Sudeste, contra 31,5% de Dilma, o que os coloca na zona de empate técnico, apesar do tucano aparecer ligeiramente à frente da petista na região.

O levantamento CNT/Sensus também pesquisou o cenário de segundo turno entre Dilma e Serra, onde a petista também aparece melhor colocada que o tucano. Neste sentido, a ex-ministra aparece com 41,8% das intenções de voto, contra 40,5% do ex-governador. Em janeiro, Dilma alcançava 37,1% das intenções de voto, enquanto Serra registrava 44%. A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 10 e 14 de maio, em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas e a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário