sábado, 22 de maio de 2010

Datafolha mostra Dilma e Serra empatados e revela cenário favorável à petista

Em sintonia com as mais recentes pesquisas de intenção de voto sobre a disputa presidencial, levantamento do Datafolha, divulgado na manhã deste sábado, 22, mostra um forte crescimento da pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, e um recuo do seu principal adversário, o tucano José Serra. De acordo com os números da pesquisa, Dilma subiu 7 pontos percentuais em relação à pesquisa de abril, passando, assim, de 30% para 37% das intenções de voto. Serra, por sua vez, recuou 5 pontos percentuais, de 42% para também 37%, segundo o levantamento.

A pré-candidata do PV, Marina Silva, aparece com 12% das intenções de voto, permanecendo, assim, estável em relação ao levantamento anterior. Brancos e nulos somam 5%, enquanto o percentual de indecisos é de 9%. O forte crescimento de Dilma ocorre num contexto em que os brasileiros vão identificando cada vez mais a petista como candidata do presidente Lula. Com a elevada aprovação de Lula e o desejo de continuidade das políticas desenvolvidas em seu governo, projeta-se um crescimento cada vez maior para Dilma, cuja imagem deve ficar ainda mais “colada” à do presidente a partir do início oficial da campanha, no dia 6 de julho.

Vale destacar que na pesquisa espontânea, aquela em que não é apresentada uma lista de opções para que o eleitor escolha um nome, Dilma está isolada na frente. Neste tipo de pesquisa, a petista aparece com 19% das intenções de voto, 6 pontos percentuais acima, portanto, do nível alcançado em abril. O tucano, por sua vez, aparece com 14% das intenções de voto. É interessante destacar que parte dos eleitores, que não sabem ainda que Lula não será candidato, ainda citam o presidente em suas declarações de intenção de voto. Assim, Lula tem 5% das intenções de voto na pesquisa espontânea, enquanto 3% afirmam que votarão no “candidato de Lula” e 1% diz que votará no PT.

Segundo turno e rejeição
O Datafolha também fez uma simulação de um segundo turno entre Dilma e Serra. Neste cenário, a petista novamente levou a melhor, atingindo 46% das intenções de voto, o que representa um considerável crescimento de 6 pontos percentuais frente ao patamar registrado na pesquisa de abril, quando ela aparecia com 40% na simulação de segundo turno. O tucano Serra, por sua vez, atingiu 45% das intenções de voto, o que representa uma queda de 5 pontos percentuais na comparação com o levantamento anterior, quando ele aparecia com 50% das intenções de voto.

No quesito rejeição, a ex-ministra também levou a melhor, já que a pesquisa Datafolha mostrou uma queda de 4 pontos percentuais na rejeição a Dilma, que passou, dessa maneira, de 24% para 20%. Por outro lado, a rejeição a Serra subiu 3 pontos percentuais, passando de 24% para 27% neste levantamento. Marina Silva, por sua vez, viu sua rejeição despencar de 20% para 14%, segundo os números divulgados pelo Datafolha. O Datafolha entrevistou 2.660 pessoas entre os dias 20 e 21 de maio. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário