terça-feira, 18 de maio de 2010

Em Minas, Vox Populi aponta empate técnico de Dilma e Serra

Os números da pesquisa Vox Populi divulgados na noite desta terça-feira, 18, sobre a corrida eleitoral em Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país, trouxeram um cenário bastante otimista para a candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff (PT). Neste sentido, o levantamento mostrou um forte crescimento da petista, reduzindo significativamente sua diferença em relação ao adversário José Serra (PSDB). Pelo tamanho do seu eleitorado, muitos analistas políticos acreditam que Minas será o fiel da balança nessas eleições.

De acordo com o levantamento, Dilma tem 35% das intenções de voto em Minas Gerais, contra 39% de José Serra. Como a margem de erro da pesquisa Vox Populi é de 3,5 pontos percentuais, podemos dizer que a petista e o tucano estão tecnicamente empatados. Na Vox Populi feita em janeiro, Serra aparecia com 43% das intenções de voto contra 28% de Dilma. Enquanto isso, Marina Silva (PV) alcançou 10% das intenções de voto na pesquisa divulgada nesta terça-feira, 3 pontos percentuais acima do nível alcançado em janeiro (7%). Brancos e nulos somaram 7%, enquanto 9% não sabem ou não quiseram responder.

Lula transfere mais votos que Aécio
O cenário torna-se ainda mais otimista para a candidatura petista se levarmos em conta os dados da Vox Populi sobre a transferência de votos do presidente Lula. Neste sentido, o levantamento mostra que 24% dos mineiros declararam que votarão com certeza no candidato apoiado pelo presidente, enquanto 37% afirmaram que poderiam votar dependendo do nome. Por outro lado, 10% dos entrevistados em Minas declararam que não votaram de jeito nenhum no candidato apoiado por Lula e 26% afirmaram que não levarão em conta a opinião do presidente.

A Vox Populi também testou a transferência de votos do ex-governador de Minas, Aécio Neves. De acordo com o levantamento, apenas 10% dos mineiros afirmaram que votarão com certeza no candidato a Presidente apoiado por Aécio, enquanto 46% declararam que podem votar no candidato apoiado pelo ex-governador, mas depende do nome. Em contrapartida, 11% dos entrevistados afirmaram que não votariam de jeito nenhum no candidato apoiado por Aécio, enquanto 29% declararam não levar em conta a opinião do ex-governador.

Cenário estadual: disputa pelo Palácio da Liberdade
Na corrida pelo governo do Estado de Minas Gerais, o levantamento do Vox Populi testou dois cenários distintos: um sem o pré-candidato do PT, Fernando Pimentel, e o outro sem o pré-candidato do PMDB, Hélio Costa. No cenário em que não aparece o nome do ex-prefeito de Belo Horizonte, Hélio Costa alcança 45% das intenções de voto, contra 17% de Antonio Anastasia (PSDB). Outros pré-candidatos somam 5% das intenções de voto, enquanto brancos e nulos alcançam 10%. Uma parcela de 23% dos entrevistados afirmou que não sabe ou não quis responder.

No segundo cenário, em que não aparece o nome do ex-ministro das Telecomunicações, o petista Fernando Pimentel alcança 35% das intenções de voto, contra 21% de Anastasia. Os outros pré-candidatos somam 6%. Brancos e nulos, por sua vez, alcançam 11% e 27% não souberam ou não quiseram responder. Vale destacar que o Vox Populi ouviu 800 pessoas em 45 cidades mineiras entre os dias 8 e 12 de maio. A pesquisa foi protocolada no TRE/MG com o número 25760-10 e no TSE, 11321-10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário