domingo, 16 de maio de 2010

Lula, Dilma e o PT são indissociáveis



O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, concedeu na tarde deste domingo, 16, uma entrevista ao jornalista Ricardo Noblat, através do serviço de microblog Twitter. Em um espaço de tempo de aproximadamente uma hora e meia, Dutra respondeu às perguntas do jornalista sobre a mais recente pesquisa Vox Populi, divulgada no sábado e que mostra a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, à frente do oposiocionista José Serra (PSDB), sobre as perspectivas para a campanha e também as alianças.

Questionado por Noblat se o crescimento de Dilma, que aparece com 38% contra 35% de Serra na Vox Populi de maio, seria mérito de Lula ou da pré-candidata, o presidente do PT foi taxativo: “Lula, Dilma e o PT são indissociáveis”. De uma maneira geral, a entrevista foi muito boa: de um lado o jornalista fez perguntas interessantes, com as quais a militância petista está acostumada a se deparar no debate com a oposição. E de outro, o presidente do PT foi bastante claro, objetivo e coerente em suas respostas, deixando clara a diferença do projeto do PT e do projeto da oposição.

Confira abaixo a íntegra da entrevista:

Noblat: Começando a entrevista com o presidente do PT. O senhor está feliz com o resultado da pesquisa Vox Populi que põe Dilma na frente de Serra?
Dutra: Boa tarde, Noblat. Pesquisa não se comemora. Ela serve apenas para orientar a campanha. Pelo jeito estamos no caminho certo.

Noblat: Pelas projeções do comando da campanha de Dilma, quando isso deveria ocorrer?
Dutra: Eu sempre trabalhei com um cenário em que no dia 5 de julho, data do início da campanha oficial, haveria um empate. Talvez estejamos na frente.

Noblat: A que o senhor atribui a ultrapassagem de Serra por Dilma na pesquisa Vox Populi?
Dutra: Sem dúvida, ao fato dela estar se tornando mais conhecida. O povo ao descobrir que ela é a candidata do Lula, passa a dizer que vota nela.

Noblat: A ultrapassagem se deve, pois, mais aos méritos de Lula do que dela ou do PT?
Dutra:
Lula, Dilma e o PT são indissociáveis. O fato do nosso governo ser bem avaliado e a participação dela no governo lhe credenciam a continuar.

Noblat: A diferença deverá aumentar ou o senhor trabalha com a hipótese del que Serra retome a dianteira?
Dutra:
Nesse momento só quem está dando atenção à eleição é militante e jornalista. Quando a campanha começa é que o voto se consolida.

Noblat: Isso significa então que a situação pode mudar e Dilma ficar para trás?
Dutra:
Esta hipótese não pode ser descartada. Mas, é claro, que vamos torcer e trabalhar para evitá-la.

Noblat: O Instituto Vox Populi faz pesquisas para o PT?
Dutra:
O PT, ao longo da sua história, já contratou todos os institutos que fazem pesquisas para partidos. Inclusive o Vox Populi.

Noblat: Acha razoável que um instituto trabalhe para partidos e também para veículos de comunicação?
Dutra: Isso depende de cada instituto. Como presidente de um partido, não me cabe opinar. De qualquer forma, cabe a eles preservar a credibilidade.

Noblat: Se Lula tivesse dito simplesmente ao PT: Escolha o candidato a presidente. O PT teria escolhido Dilma ou outro nome?
Dutra: Dilma se credenciou como candidata pelo seu trabalho e competência. Mas é claro que a opinião do Lula também pesou. Seria hipocrisia negar isso.

Noblat: Não haveria nome mais forte do PT para disputar a sucessão de Lula?
Dutra: Não adianta discutir hipóteses que não temos como testar. O fato é que a oposição dizia que teríamos um plano B. E agora estão atrás.

Noblat: Se Lula não se engajasse tanto na campanha de Dilma ela poderia vencer mesmo assim?
Dutra: Como diria Max Weber, na história não existe "se". O Lula é militante do PT e vai estar de corpo e alma na campanha.

Noblat: Lula poderá se licenciar do cargo para se dedicar mais à campanha de Dilma?
Dutra:
Lula vai presidir o país até o último dia do seu mandato, sem licenças. Ele vai fazer campanha fora do horário de trabalho, como manda a lei.

Noblat: Vale o PT ceder tanto espaço nos Estados para um monte de aliados desde que eles apóiem Dilma? O partido não sairá mais fraco da eleição?
Dutra: O partido vai sair mais forte. Vamos lançar candidatos onde somos competitivos. E vamos aumentar as bancadas na câmara e senado.

Noblat: Marina Silva acha que o PT se aliou ao que há de pior no PMDB para tentar eleger Dilma. O senhor concorda com ela?
Dutra: Respeito muito a Marina, mas não concordo. Todos os nossos adversários querem que a gente brigue com o PMDB para que possam se aliar a ele.

Noblat: O PT sempre defendeu a ética. Parece-lhe razoável o PT se juntar a Sarney, Collor e Renan para eleger Dilma?
Dutra: Eles já estiveram conosco na reeleição do Lula e isso, de forma alguma, mudou o nosso projeto. Vamos continuar mudando o Brasil.

Noblat: Se eleito, Serra disse que tentará governar com o PT. É possível?
Dutra: Factóide de candidato. Se perdermos a eleição, vamos respeitar a decisão do povo e fazer oposição. Assim como eles fazem.

Noblat: O senhor considera Serra e o PSDB piores do que o PMDB de Renan, Sarney e Romero Jucá, por exemplo?
Dutra: Não se trata de melhor ou pior. Todos eles estiveram juntos do PSDB no governo de FHC. Governar é também fazer alianças.

Noblat: O que de fato distingue tanto o PT do PSDB e aproxima o PT do PMDB?
Dutra: O que distingue o nosso projeto do PSDB é que, no nosso governo, nós provamos ser possível crescer e distribuir renda ao mesmo tempo.

Noblat: Mas o governo Lula só enfrentou uma crise ou “marolinha”. O de FHC foi assolado por várias. A economia mundial cresceu nos últimos 8 anos.
Dutra: As crises que FHC enfrentou afetaram países da periferia do capitalismo. E quebramos. Nós enfrentamos, e superamos, a maior crise desde 1929.

Noblat: Lula disse que vença quem vencer não haverá retrocesso. Isso significa que ele avaliza a eleição de qualquer um, embora prefira Dilma. Ou não?
Dutra: Lula, como democrata, respeitará a decisão soberana do povo. Mas sabe que Dilma é melhor para o país e trabalhará para que ela vença.

Noblat: Últimas perguntas. Lula e o PT já foram punidos pela Justiça eleitoral por fazer propaganda antecipada de Dilma. Valeu a pena mesmo assim?
Dutra: Com juiz não se discute. Vamos cumprir mas não abrimos mão do direito de discordar.

Noblat: Ao governador Sérgio Cabral, Lula admitiu em conversa por telefone que quer voltar à presidência em 2014. O PT conta com isso?
Dutra: Se Dilma ganhar, ela é candidata natural à reeleição. Não acredito que Lula pense em voltar. Agora, se perdermos...

Noblat: A última. O PT do Maranhão será obrigado a apoiar a reeleição de Roseana Sarney?
Dutra: O PT do Maranhão está literalmente rachado ao meio. Vamos ter que decidir no Diretório Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário