quarta-feira, 19 de maio de 2010

No Rio, Dilma deixa Serra para trás e lidera com 38%, revela Vox Populi


Pesquisa Vox Populi feita no estado do Rio de Janeiro, o terceiro maior colégio eleitoral do país, e divulgada na noite desta quarta-feira, 19, mostrou uma grande virada da pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, sobre o seu principal adversário José Serra (PSDB). Neste sentido, Dilma avançou 10 pontos percentuais na comparação com o levantamento de janeiro e passou de 28% para 38% das intenções de voto. Serra, por outro lado, recuou 8 pontos percentuais e caiu de 32% para 24%. Assim, a petista assume a liderança com folga no Rio.

A pré-candidata do PV, Marina Silva, atingiu 12% das intenções de voto, ligeiramente abaixo dos 13% alcançados no levantamento feito em janeiro. Na pesquisa espontânea, o desempenho de Dilma em relação a Serra fica ainda melhor: a ex-ministra alcança 16% das intenções de voto, mais que o dobro do registrado pelo tucano, que foi de 7%. O presidente Lula, que não será candidato, foi lembrado por 10% dos entrevistados. O Vox Populi também fez uma simulação de segundo turno entre Dilma e Serra: a petista venceria com 43% das intenções de voto contra 28% do ex-governador de São Paulo.

O excelente desempenho de Dilma pode ser associado também à transferência de votos do Presidente Lula. De acordo com a pesquisa Vox Populi, 29% dos entrevistados no Rio afirmaram que votarão com certeza no candidato apoiado por Lula, enquanto 31% disseram que poderão votar, dependendo do nome. Por outro lado, apenas 10% declararam não votar de jeito nenhum no candidato apoiado por Lula, enquanto 25% não levarão em conta o apoio de Lula para decidir seu voto. Vale destacar que, segundo a pesquisa, 68% dos entrevistados avaliam o governo Lula como positivo, 29% como regular e apenas 4% como negativo.

Disputa estadual: Sérgio Cabral lidera com folga
No que se refere à disputa para governador do Estado do Rio de Janeiro, a Vox Populi mostrou que o atual governador Sérgio Cabral (PMDB), que tenta a reeleição, alcança 41% das intenções de voto, dois pontos percentuais acima dos 39% alcançados em janeiro. Empatados tecnicamente no segundo lugar estão Fernando Gabeira (PV), com 19% das intenções de voto e Anthony Garotinho (PR), com 18%. Em janeiro, Gabeira aparecia com 18% e Garotinho com 20% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 14% e 8% não souberam ou não quiseram responder.

De acordo com a pesquisa, o pré-candidato com maior índice de rejeição é Garotinho, com 35%. Gabeira está em segundo com 23% e Cabral aparece com 11%. O Vox Populi ouviu 800 eleitores entre 8 e 11 de maio, com 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE com o protocolo de número 11.323/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário