terça-feira, 4 de maio de 2010

Petiscos do dia - 4 de maio



Lula destaca crescimento vigoroso do Brasil: na noite de segunda-feira, 3, o presidente Lula e a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, participaram do evento em comemoração aos 10 anos do jornal “Valor Econômico”. Na ocasião, Lula voltou a destacar o crescimento robusto apresentado pelo Brasil, a despeito da crise econômica mundial: “o fato é que enquanto as nações mais ricas se debatem entre desemprego e desequilíbrio fiscal, ameaçadas por um labirinto financeiro ainda não equacionado, a economia brasileira, após breve interregno, voltou a crescer de forma robusta como não acontecia há 20 anos”.

O presidente também destacou o processo de fortalecimento do Mercosul e sua importância tanto para o Brasil quanto para a América Latina como um todo: “a ênfase Sul-Sul e o comércio regional não cabem no espaço pequeno do preconceito ideológico nem podem ser tratadas superficialmente numa gincana eleitoral”, disparou Lula em referência às sucessivas críticas que o presidenciável tucano, José Serra, tem feito ao bloco econômico. Lula também destacou o crescimento do mercado interno, citando estatísticas que comprovam isso, como a queda consistente da taxa de desemprego e também o aumento da confiança do consumidor na economia.

Indústria tem expansão recorde no 1º trimestre: o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou na manhã desta terça-feira, 4, os números referentes à produção industrial do Brasil em março e no primeiro trimestre deste ano. Segundo o levantamento, a indústria brasileira registrou uma expansão de 18,1% nos primeiros meses de 2010 na comparação com igual período do ano anterior. Foi o melhor desempenho para um trimestre já registrado desde o início da série histórica do IBGE, em 1991.

Se considerarmos somente o resultado do mês de março, a produção da indústria brasileira apresentou expansão de 19,7%, o melhor resultado para um mês desde abril de 1991. Vale destacar que com esse desempenho, a indústria brasileira praticamente já zerou as perdas registradas no período da crise econômica, no ano passado. E é importante ainda salientar que o bom desempenho da indústria não se concentrou em apenas um setor, já que os números do IBGE mostram que 76,7% dos produtos avaliados tiveram expansão em março.

De acordo com o levantamento do IBGE, o robusto desempenho da indústria em março foi impulsionado pelo segmento de bens de capital, que apresentou avanço de 3% sobre fevereiro, a 12ª elevação consecutiva nessa comparação. Confrontando o desempenho registrado pela indústria em março com igual período no ano anterior, o segmento de bens de capital registrou alta de 38,4%, a maior variação observada desde março de 2004, segundo o levantamento.

DEM entra com 4ª representação contra Lula e Dilma: o DEM, partido aliado ao PSDB, entrou com duas novas representações no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra o presidente Lula e a presidenciável petista Dilma Rousseff, nesta terça-feira. Os demos contestam, por meio destas ações, a participação de Lula e Dilma nos eventos das centrais sindicais no sábado, 1º de maio, alegando propaganda antecipada nos mesmos. O presidente do DEM, deputado federal Rodrigo Maia (RJ), afirmou: “nós não somos contra a pré-campanha, nós somos contra o fato da lei não ser cumprida. A legislação não permite política partidária dos sindicatos”.

Na representação, o partido afirma que: “sob o pretexto de divulgar os 'feitos' do atual governo e saudar os trabalhadores do Brasil, o que fez o primeiro representado foi mais uma propaganda em favor da representada Dilma Rousseff ao afirmar que 'este modelo de governo está apenas começando'; que 'este modelo vai prosperar'; que, para continuar crescendo, 'é preciso que a gente continue tomando as decisões certas, nas horas certas'; que o Brasil tem 'um povo maduro que sabe escolher”.

É importante destacar que no mesmo dia, o presidenciável tucano José Serra participou de um evento religioso em Santa Catarina, que foi bancado com dinheiro público. De acordo com informações da Folha, o governo catarinense e a prefeitura de Camboriú (ambos correligionários de Serra) bancaram R$ 540 mil, o que corresponde a mais de dois terços do custo total do evento. Na segunda-feira, o PT entrou com uma representação contra o PSDB por uso irregular de verba pública e campanha antecipada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário