sexta-feira, 7 de maio de 2010

Petiscos do dia - 7 de maio



Dilma destaca importância da indústria naval para Brasil: na manhã desta sexta-feira, 7, o presidente Lula e a pré-candidata do PT à Presidência da República estiveram no lançamento do primeiro navio do Promef – o Programa de Modernização e Expansão da Frota -, projeto integrante do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O navio João Cândido – como foi batizado em homenagem ao marinheiro que liderou a Revolta da Chibata, no Rio de Janeiro, em 1910 – é o primeiro navio de grande porte a ser construído no país depois de 13 anos.

Segundo Dilma, “era isso que diziam que no Brasil não se podia fazer. O Brasil dá um passo à frente hoje. Não podemos produzir apenas commodities [soja, minério de ferro], nós também produzimos navios como esse, desse tamanho”, destacando o aumento da capacidade produtiva do Brasil. Em uma entrevista coletiva em Ipojuca (PE), a pré-candidata também afirmou: “esse é um evento muito especial para mim. Compartilho da luta para construir esse navio e esse estaleiro desde 2003. Fiquei emocionada quando o navio saiu com os rebocadores, porque diziam que a gente ia prejudicar a Petrobras se fizéssemos esses petroleiros no Brasil”.

A ex-ministra também declarou: “hoje é daqueles dias que a gente vê que vale a pena fazer política pública. Eu vim aqui porque tem um aspecto emocional nesse projeto. Meu projeto é de continuidade, mas também para avançar. Só quem fez no presente pode ter futuro. Tem gente que promete, mas eu acho que o povo distingue, porque nós fizemos e sabemos fazer mais”. Dilma destacou, ainda, a importância dos investimentos do PAC para o crescimento econômico e para a geração de empregos no Brasil, mandando um recado para os demo-tucanos que não acreditavam no projeto: “acho que estamos mostrando que tem uma grande diferença”.

Ainda referindo-se à oposição, Dilma disparou: “quando que o projeto deles [da oposição] ressuscitou a indústria naval? Pelo contrário, enterrou. Foi justamente com uma polêmica que o presidente Lula teve em 2002, se podia ou não fazer plataforma aqui, com representantes do governo anterior do PSDB. Então, acho que o que se vai cotejar no Brasil não são pessoas e sim projetos. Quem faz e quem não faz. Quem promete e quem faz. Quem tem histórico de realizações. Eu respeito os adversários, mas respeito muito também a inteligência do povo brasileiro”.

Vale lembrar que segundo informações do Estaleiro Atlântico Sul, onde foi construído o navio João Cândido, mais de 90% dos trabalhadores empregados para a construção do estaleiro e dos navios são habitantes dos 5 municípios do entorno do Complexo Portuário de Suape. Antes dos investimentos do governo Lula na região, estes trabalhadores dedicavam-se ao corte da cana-de-açúcar, à pesca, atividades turísticas ou domésticas. Ao serem contratados, todos esses trabalhadores (cerca de 3,7 mil) passaram por um treinamento em três fases.

Na primeira fase, os trabalhadores receberam um reforço no ensino básico, que durou três meses. Em seguida, na segunda fase, passaram por cursos de capacitação do Senai e, finalmente, na terceira fase, receberam uma qualificação do Centro de Treinamento do EAS, direcionada às funções que cada um iria exercer no estaleiro: soldador, caldereiro, mecânico, montador e pintor. Para saber mais sobre os investimentos do governo Lula na indústria naval clique aqui.


Produção industrial cresceu em todas as regiões, diz IBGE: o noticiário econômico também foi extremamente positivo nesta sexta-feira, 7. De acordo com levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a produção industrial no Brasil em março cresceu em todas as 14 regiões pesquisadas pelo instituto na comparação com igual período do ano anterior.

Neste sentido, o Espírito Santo foi o estado que apresentou a maior elevação (45%) na produção de sua indústria na comparação com março de 2009, enquanto o desempenho mais tímido ficou com o crescimento de 7% registrado pelo Pará. O estado de São Paulo, por sua vez, registrou elevação de 18,4% nesse mesmo período, o que o colocou abaixo da média nacional, que apresentou expansão de 19,7%, segundo os dados do IBGE.

Na comparação com fevereiro de 2010, a elevação da produção industrial ocorreu em 12 das 14 regiões analisadas. Somente Ceará (-0,3%) e Goiás (-6,8%) contrariaram a tendência das demais regiões. Nesta comparação, o estado de São Paulo novamente apresentou crescimento abaixo da média nacional (2,8%) ao registrar um avanço de apenas 0,6%. Na comparação com fevereiro, o maior destaque ficou com a indústria paranaense, que cresceu 18,6% segundo o IBGE.

Produção nacional de petróleo bate recorde, diz Petrobras: ainda na pauta econômica, teve amplo destaque o anúncio pelo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, de que o Brasil registrou produção recorde de petróleo. Neste sentido, a produção de petróleo atingiu o patamar recorde de 2,078 milhões de barris de petróleo por dia em abril deste ano, nível 4,3% superior à produção de 1,992 milhão de barris diários registrada em março.

Em fevereiro, a produção de petróleo ficou em 1,940 milhão de barris por dia. Vale destacar que a meta estipulada pela Petrobrás para 2010 é de uma produção de 2,1 milhões de barris diários. De acordo com relatório da agência de classificação de risco Moody´s, divulgado nesta semana, “a Petrobras e a Ecopetrol (da Colômbia) são as melhor posicionadas para seguir adiante com seus programas de capital e planos de crescimento”.

Banqueiro suíço é acusado no caso Alstom: após sete anos de investigação, o Ministério Público da Suíça acusou formalmente o banqueiro Oskar Holenweger de mediação em pagamentos de propinas da empresa francesa Alstom para garantir contratos públicos no Brasil. Holenweger é acusado pelos crimes de lavagem de dinheiro, fraude e corrupção. O banqueiro vinha sendo investigado desde 2003, quando se associou com narcotraficantes colombianos para lavagem de dinheiro.

De acordo com o portal de informações Swisster, da Suíça, “a investigação começou em julho de 2003, quando um ex-traficante de drogas colombiano, identificado como Ramos, informou a Polícia Federal Suíça sobre a suposta atuação de Holenweger em lavagem de dinheiro proveniente do tráfico ilegal de drogas. Com base na suspeita, os investigadores se infiltraram numa rede do narcotráfico e pediram a ajuda do banqueiro para lavagem de dinheiro que a polícia fingia ser do tráfico”.

Em sua matéria, o Swisster ainda destaca que “dezenas de milhões de dólares em propinas foram supostamente pagos pela Alstom no âmbito de projetos como uma extensão do metrô em São Paulo”. O Ministério Público do Brasil investiga também esse esquema ilícito de favorecimento, tendo pedido no final de abril a quebra do sigilo bancário de 19 suspeitos, alguns deles políticos do PSDB paulista que ocupavam cargos nas gestões Mário Covas e Geraldo Alckmin. Para maiores informações sobre o caso Alstom e sua ligação com o Brasil, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário