quarta-feira, 19 de maio de 2010

Vox Populi: Dilma cresce forte e reduz vantagem de Serra no maior colégio eleitoral do país

Os números da pesquisa Vox Populi em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, divulgados na noite desta quarta-feira, 19, certamente fizeram os tucanos acenderem o sinal de alerta vermelho. Isto porque a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, registrou um forte crescimento nas intenções de voto no estado, reduzindo, assim, a vantagem do pré-candidato, José Serra (PSDB). Vale lembrar que o estado de São Paulo é conhecido por ser reduto do tucanato e daí a preocupação da oposição: a perda de espaço no estado onde o PSDB costuma se sair melhor.

De acordo com o levantamento, Dilma saltou de 18% das intenções de voto em janeiro para 30% em maio. Em contrapartida, Serra recuou 5 pontos percentuais, caindo de 49% para 44% das intenções de voto. Assim, a diferença que há quatro meses era de 31 pontos percentuais passou para apenas 14 pontos percentuais segundo a Vox Populi. A pré-candidata do PV, Marina Silva, avançou, por sua vez, três pontos percentuais, passando de 7% para 10% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 9% e 7% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

O potencial de transferência de votos do presidente Lula para seu candidato a Presidente também segue elevado no estado. Neste sentido, 24% dos entrevistados paulistas afirmaram que votarão com certeza no candidato indicado por Lula, enquanto 27% declararam que podem votar, dependendo do nome. Por outro lado, 16% declararam não votar de jeito nenhum no candidato apoiado por Lula, ao passo que 30% não levarão em conta a opinião do presidente.

Alckmin lidera disputa pelo governo de SP
Na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes, o tucano Geraldo Alckmin continua levando a melhor. De acordo com os números do Vox Populi, Alckmin tem 51% das intenções de voto, contra 19% do petista Aloízio Mercadante. Em terceiro lugar, aparece o pré-candidato do PP, Celso Russomano, com 12% das intenções de voto, seguido de Paulo Skaf (PSB), com 2%. Brancos e nulos somaram 9%, enquanto 7% declararam que não sabem ou não quiseram responder.

No cenário sem Celso Russomano, Alckmin alcança 55% das intenções de voto, enquanto Mercadante registra 22% das intenções de voto. Neste cenário, Paulo Skaf alcança 3% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 11% e 9% não sabem ou não quiseram opinar. Os números do Vox Populi também revelam que o petista Mercadante possui o maior índice de rejeição, de 21%, seguido por Paulo Skaf, com 19% e Celso Russomano, com 14%. Alckmin tem 11% de rejeição, segundo a pesquisa.

A pesquisa Vox Populi/Band foi feita entre os dias 8 e 11 de maio e foram entrevistadas 1 mil pessoas. A margem de erro é de 3.1 pontos percentuais. A pesquisa foi protocolada no TRE/SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) no dia 7 de maio com número 27.476/10 e no TSE (Tribunal Superior Eleitora) no dia 10 de maio com número 11.307/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário