terça-feira, 15 de junho de 2010

A Copa do Mundo pode influenciar as eleições presidenciais do Brasil?

É razoável pensar que o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo da África do Sul pode influenciar as eleições brasileiras? Para o articulista Andrés Oppenheimer, do jornal espanhol El País, sim. Em uma matéria publicada nesta terça-feira, 15, intitulada O impacto do Mundial, Oppenheimer conclui que a candidata do PT Dilma Rousseff deve se beneficiar de uma suposta conquista do título pela seleção brasileira no Mundial deste ano, pois aumentaria ainda mais o sentimento entre a população brasileira de que o Brasil está vivendo um dos melhores momentos de sua História. Abaixo, alguns trechos desta interessante matéria:

“A julgar pela História, a Copa do Mundo tem um grande impacto de curto prazo sobre o ânimo dos países, criando um clima de euforia que permite aos governos vangloriar-se de que tudo caminha bem quando a seleção nacional vai bem, e uma depressão coletiva que tende a ajudar os partidos de oposição quando os resultados da equipe são decepcionantes. Tal como me recordou Ciro Murayama, professor de Economia da Universidade Autônoma do México e analista futebolístico, a ditadura militar argentina recebeu um segundo alento quando a seleção nacional ganhou a Copa do Mundo em 1978. Ao contrário, o governo conservador espanhol recebeu um duro golpe quando afirmou que ‘tudo vai bem’ no país e a sua seleção foi desclassificada na primeira rodada do Mundial de 1998”.

“Brasil celebrará eleições presidenciais em outubro. A candidata de centro-esquerda respaldada pelo governo, Dilma Rousseff, e o adversário centrista, José Serra, estão empatados nas pesquisas, mas uma vitória brasileira na Copa do Mundo indubitavelmente beneficiaria a candidata do governo. Espera-se que a economia cresça num vigoroso patamar de 6,4% este ano – o seu melhor desempenho em 15 anos -, o país foi escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um dos líderes mais populares do mundo. Se o Brasil ganha, Lula poderá dizer que o Brasil está passando por um dos melhores momentos de sua História e que tem que manter o rumo”.

“Minha opinião: o resultado da Copa do Mundo terá um impacto político de curto prazo nos países que tenham eleições nos próximos meses. Isso significa que poderia afetar as eleições no Brasil, mas dificilmente influirá nas eleições da Argentina ou México nos próximos dois anos”.

Apesar da interessante análise “político-futebolística” de Oppenheimer, a verdade é que uma vitória do Brasil na Copa do Mundo pode repercutir positivamente sim para a candidatura de Dilma pelo motivo exposto pelo jornalista: a ampliação do sentimento de que tudo vai bem no país. Por outro lado, numa eventual derrota da seleção brasileira, a candidatura de Dilma não tende a ser abalada, uma vez que o próprio jornalista destaca que economicamente o Brasil vive atualmente um dos melhores períodos de sua História. A economia brasileira cresce como nunca, o país vem registrando recordes sucessivos na geração de empregos com carteira assinada, a diplomacia brasileira vem cada vez mais sendo respeitada na comunidade internacional e o sentimento de “brasilidade” é cada vez maior: tudo isso favorece a candidatura de Dilma.

Logo, podemos concluir que o Mundial pode ter um efeito sobre as eleições brasileiras em caso de conquista do hexacampeonato, mas não tende a impactar negativamente se o título não for conquistado. Basta lembrar na Copa anterior, em 2006, quando o Brasil foi eliminado e nem por isso o presidente Lula deixou de ser reeleito em outubro. Cada vez mais o eleitor brasileiro tem levando em conta os aspectos sócio-econômicos para definir o seu voto: ou seja, se ele considera que seu padrão de vida melhorou, ele vota pela continuidade do governo; se o eleitor considera que seu padrão de vida piorou, ele vota pela mudança. Considerando que a aprovação de Lula é recorde, fica fácil imaginar como devem votar os brasileiros nestas eleições, independente do resultado da Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário