quarta-feira, 23 de junho de 2010

Dilma abre vantagem sobre Serra e lidera corrida presidencial, revela CNI/Ibope

Em trajetória de forte crescimento desde o início da pré-campanha, a candidata do PT à Presidência da República lidera a corrida presidencial brasileira, de acordo com pesquisa CNI/Ibope divulgada no final da tarde desta quarta-feira, 23. De acordo com o levantamento, a petista atinge 40% das intenções de voto, um avanço de 7 pontos percentuais frente à pesquisa CNI/Ibope anterior, realizada em março. Em trajetória contrária, o seu principal adversário, José Serra (PSDB), recuou 3 pontos percentuais para 35% das intenções de voto.

A candidata do PV, Marina Silva, oscilou dentro da margem de erro para 9% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 6%, enquanto 10% não souberam ou não quiseram responder. Em outro cenário, onde são apresentados os nomes de todos os candidatos, Dilma também lidera, com 38% das intenções de voto contra 32% de Serra. Marina aparece com 7%, enquanto brancos e nulos somam 6,3% e eleitores indecisos atingem 13,8%. É interessante destacar que a pesquisa CNI/Ibope também revelou liderança de Dilma no cenário espontâneo, ou seja, naquele onde os eleitores declaram voto sem acesso a uma lista de nomes.

Neste cenário, a petista é lembrada por 22% dos eleitores, o que representa um crescimento de 8 pontos percentuais frente ao patamar registrado em março. O ex-governador de São Paulo, por sua vez, pontua 16%, avanço de 6 pontos percentuais na mesma comparação. O presidente Lula, que não pode concorrer ao cargo, é lembrado por 9% dos entrevistados, um recuo de 11 pontos percentuais frente a março, ao passo que Marina Silva pontua 3% no cenário espontâneo. O índice de eleitores indecisos neste quadro permanece elevado, em 40%, segundo o levantamento.

Dilma vence eleição no 2º turno
A pesquisa CNI/Ibope também trouxe uma simulação de segundo turno, confirmando o favoritismo da petista. Neste sentido, num eventual segundo turno entre Dilma e Serra, a ex-ministra vence a eleição, com 45% das intenções de voto contra 38% do ex-governador de São Paulo. É interessante destacar que a petista avançou 6 pontos percentuais nesta simulação, enquanto o tucano recuou os mesmos 6 pontos percentuais em relação ao levantamento feito anteriormente, em março deste ano.

É interessante destacar que houve um crescimento também no percentual de eleitores que identificam Dilma como candidata do presidente Lula. De acordo com a pesquisa CNI/Ibope, 73% dos entrevistados afirmam que Dilma é a candidata de Lula, um percentual acima do registrado em março, quando esta associação era feita por 58% dos entrevistados. Outro ponto importante a ser destacado é que Dilma apresenta a menor rejeição dentre os candidatos, de 23% (um recuo de 4 pontos percentuais frente a março). Serra por outro lado apresenta rejeição de 30% (um avanço de 5 pontos percentuais no mesmo período).

A pesquisa Ibope foi feita sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre os dias 19 e 21 de junho. Foram entrevistados 2002 eleitores em 140 municípios brasileiros. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário