sexta-feira, 18 de junho de 2010

Dilma avança e empata tecnicamente com Serra no Mato Grosso, revela Ibope

A tendência de fortalecimento da candidatura de Dilma Rousseff, do PT, segue firme também no Mato Grosso, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira, 18. De acordo com o levantamento, Dilma subiu 5 pontos percentuais em relação ao levantamento feito em maio, alcançando 37% das intenções de voto entre os eleitores mato-grossenses. Em caminho contrário, o candidato tucano José Serra caiu 4 pontos percentuais, para 39% das intenções de voto. Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais, a petista e o tucano estão tecnicamente empatados.

A candidata do PV, Marina Silva, aparece com 9% das intenções de voto. Brancos, nulos e eleitores indecisos somam 14%. Na pesquisa espontânea, ou seja, naquela onde não são apresentados nomes aos entrevistados, Dilma leva a melhor, sendo lembrada por 21% dos entrevistados. Em seguida, vem o candidato tucano com 17%, enquanto a candidata do PV registra 3%. É interessante destacar que nesse cenário, 3% dos entrevistados citaram o nome do presidente Lula, elevando o potencial de voto espontâneo de Dilma para 24%. Brancos e nulos somaram 1% e os eleitores indecisos 54%, segundo o Ibope.

A pesquisa também revelou que o governo Lula segue com patamar elevado de aprovação no estado. De acordo com o Ibope, 84% dos eleitores do Mato Grosso avaliam o governo Lula como ótimo ou bom, enquanto 11% avaliam como regular. Apenas 5% dos entrevistados classificaram o governo Lula como ruim ou péssimo, segundo o levantamento divulgado nesta sexta-feira.

PMDB e PSDB empatados na disputa estadual
O Ibope também apurou as intenções de voto dos eleitores do Mato Grosso com relação à disputa pelo governo do Estado. Os candidatos Silval Barbosa (PMDB) e Wilson Santos (PSDB) aparecem empatados, com 29% das intenções de voto. Em relação ao levantamento anterior, realizado em maio, Barbosa registrou um recuo de 2 pontos percentuais, enquanto Santos avançou os mesmos 2 pontos percentuais. O candidato do PSB, Mauro Mendes, avançou 2 pontos percentuais, de 15% para 17% neste levantamento. Brancos e nulos somaram 5%, enquanto os eleitores indecisos atingem 20%.

Na pesquisa espontânea, Silval Barbosa e Wilson Santos também aparecem empatados, sendo lembrados por 12% dos entrevistados, cada um. O candidato do PSB, por sua vez, registra 6% neste cenário. Vale destacar que o percentual de indecisos quando a pergunta sobre o voto é feita de forma espontânea segue bastante elevado, atingindo 68%, de acordo com o Ibope. No que se refere à rejeição, o nome de Sinval Barbosa continua sendo o menos rejeitado (apesar de ter oscilado dois pontos percentuais), atingindo 14%. Os candidatos Mauro Mendes e Wilson Santos têm, ambos, um índice de rejeição de 19% (eram, respectivamente, 17% e 20% na pesquisa anterior).

A pesquisa Ibope foi contratada pela Televisão Centro América e realizada entre os dias 10 e 13 de junho, com 812 entrevistados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso sob protocolo número 1602/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo número 14792/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário