quinta-feira, 24 de junho de 2010

No Amazonas, Ibope revela liderança absoluta de Dilma, com 66% das intenções de voto

Pesquisa Ibope divulgada na noite de quarta-feira, 23, revelou que no estado do Amazonas a candidata do PT à Presidência da República isola-se na liderança da disputa presidencial, com ampla margem de votos. De acordo com o levantamento, Dilma alcança a expressiva marca de 66% das intenções de voto dos eleitores do Amazonas, contra 18% do seu principal adversário, o tucano José Serra. A candidata do PV, Marina Silva, registrou 10% das intenções de voto, enquanto brancos e nulos somaram 3% e os eleitores indecisos, 4%.

Na pesquisa espontânea, isto é, naquela em que o eleitor declara sua intenção de voto sem que seja apresentada a ele uma lista de nomes, a liderança da petista também é absoluta: Dilma é lembrada por 48% dos eleitores do Amazonas, contra 12% de Serra. Neste cenário, a candidata do PV alcança 8%, enquanto brancos e nulos somam 2% e o percentual de eleitores que não souberam citar o nome de um candidato alcança 18%, segundo o levantamento do Ibope.

Em um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, a ex-ministra leva a melhor: de acordo com os números do Ibope, ela alcança a significativa marca dos 72% das intenções de voto, contra 21% do ex-governador de São Paulo. Neste cenário, brancos e nulos somam 4%, ao passo que o percentual de eleitores indecisos é de 3%.

Omar Aziz lidera disputa pelo governo do Estado
No quadro da disputa estadual, o Ibope mostra que o atual governador Omar Aziz (PMN) pode ser reeleito já em primeiro turno. Isto porque Aziz alcança 51% das intenções de voto, enquanto o senador Alfredo Nascimento (PR), seu principal concorrente, registra 36% das intenções de voto. Outros candidatos atingem 2%, enquanto brancos e nulos somam 5% e o percentual de eleitores indecisos é de 6%. Na pesquisa espontânea, Omar Aziz também leva a melhor, sendo lembrado por 38% dos eleitores do Amazonas, contra 24% de Alfredo Nascimento. O percentual de indecisos nessa simulação é de 30%.

Em um quadro de segundo turno, o governador Omar Aziz seria reeleito com 51% dos votos, de acordo com o Ibope, e Alfredo Nascimento teria 38%. A pesquisa Ibope realizada entre os dias 12 e 17 de junho. Foram entrevistados 812 eleitores em todo o Estado e a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais. O registro no TSE foi feito sob o número de protocolo 16390/2010. O registro junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) foi feito sob o número de protocolo 14206/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário