quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sensus mostra empate técnico de Dilma e Serra em Minas, com ligeira vantagem da petista

A pré-candidatura da petista Dilma Rousseff à Presidência da República segue em ritmo de crescimento contínuo dos maiores colégios eleitorais do país. Após o Ibope revelar que a ex-ministra lidera com folga a disputa presidencial entre os eleitores do estado do Rio de Janeiro, o instituto Sensus mostrou um empate técnico entre Dilma e o seu principal adversário, o tucano José Serra, no segundo maior colégio eleitoral do país, Minas Gerais. Neste sentido, de acordo com o levantamento Sensus, a petista aparece com 35,9% das intenções de voto em Minas, ligeiramente à frente de Serra, com 34,9%.

A pré-candidata do PV, Marina Silva, atinge 6,9% das intenções de voto, enquanto os outros pré-candidatos têm juntos 2,9%. Brancos, nulos e indecisos somam 19,3%, segundo levantamento do Sensus. Na pesquisa espontânea, contudo, Dilma amplia sua vantagem sobre Serra, sendo lembrada por 21,7% dos eleitores mineiros, enquanto o ex-governador de São Paulo atinge 18,8% neste cenário. Contudo, como 8,5% dos entrevistados citaram espontaneamente intenção de voto no presidente Lula, o potencial de voto espontâneo de Dilma sobe para 30,2%. Ainda no levantamento espontâneo, Marina atinge 3,2%, enquanto o percentual de brancos, nulos e indecisos é de 44,1%.

Cenários na disputa pelo Palácio da Liberdade
O Sensus também pesquisou as intenções de voto dos eleitores de Minas Gerais para o governo do estado. No primeiro cenário pesquisado, sem o nome do ex-ministro das Telecomunicações Hélio Costa (PMDB), o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), lidera a disputa com 27,7% das intenções de voto, sendo seguido pelo atual governador Antonio Anastasia (PSDB), com 21,4%. Os outros pré-candidatos somam, juntos, 14,3% das intenções de voto, enquanto brancos, nulos e indecisos atingem 36,6%, de acordo com o levantamento do instituto Sensus.

Já no segundo cenário, sem o nome de Fernando Pimentel, o ex-ministro das Telecomunicações, Hélio Costa, atinge 31,1% das intenções de voto, contra 20,5% de Anastasia. Os outros candidatos somam juntos 15,8% das intenções de voto, enquanto brancos, nulos e indecisos atingem 32,6%. Na pesquisa espontânea, Pimentel é lembrado por 10,2% dos eleitores mineiros, sendo seguido por Anastasia, com 9,2%. Em terceiro lugar, com 7,5%, aparece Hélio Costa. É interessante destacar que nesta simulação 7,2% dos entrevistados citaram o nome do ex-governador do estado, Aécio Neves. O percentual de brancos, nulos e indecisos atinge 60,9% no levantamento espontâneo.

O Instituto Sensus realizou 1.500 entrevistas entre os dias 27 e 29 de maio. A pesquisa foi contratada pelo Partido dos Trabalhadores e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 13.361/2010. A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário