quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Lula relembra "causos" com Brizola e diz que ambos tinham muita coisa em comum


Duas biografias cujas trajetórias alternaram-se ora entre divergências pontuais ora entre convergências em torno de um projeto de um Brasil mais justo. Dois homens de origens totalmente distintas, mas que guardavam entre si sentimentos em comum, como a defesa da soberania nacional e a luta em prol da classe trabalhadora. Um, ex-operário, nordestino, que fez a vida em São Paulo e que, após anos de luta como líder sindical, construiu o maior partido de esquerda da América Latina, chegando ao posto máximo do Executivo Nacional. O outro, herdeiro legítimo do getulismo, fez do trabalhismo sua principal bandeira na vida pública, não tendo tempo, infelizmente, de ver as conquistas da classe trabalhadora nos últimos oito anos.

Um é Lula e o outro Brizola. Ainda que distintas circunstâncias os tenham colocado em posições diferentes inúmeras vezes, em outras tantas a defesa de um mesmo projeto de país os uniu. Dois homens que viveram muitas histórias juntos e que juntos também ajudaram a construir capítulos importantes da História recente do Brasil. E foram esses “causos” que o Presidente Lula fez questão de contar a uma platéia formada majoritariamente por pedetistas nesta quinta-feira, 18, em Brasília, durante a inauguração do Centro de Referência do Trabalhador Leonel Brizola. O intuito desse centro é servir como locus de preservação da memória das lutas da classe trabalhadora no Brasil, proporcionando também a expansão do conhecimento sobre o tema.

Em seu discurso, o Presidente Lula destacou que “quem acompanhou a relação PT-PDT e Lula-Brizola pela imprensa certamente não tem noção e não tem compreensão de quantas coisas nós tínhamos em comum. Muitas vezes o que aparecia era só a divergência”. E de fato, o que a imprensa mais gostava de salientar na relação PT-PDT eram as divergências, deixando de lado os vários pontos em comum entre os dois partidos e entre as duas grandes lideranças de Lula e Brizola. Nos vídeos abaixo, onde são apresentados trechos do discurso de Lula feito nesta quinta-feira em Brasília, o Presidente conta dois causos muito interessantes e engraçados: o primeiro, quando Brizola o “apresentou” a Getúlio Vargas e o segundo, quando Lula foi procurar Brizola para pedir apoio no 2º turno das eleições presidenciais de 1989.

Além de nos provocar boas risadas com os “causos” e também nos emocionar, à medida que nos faz relembrar episódios marcantes do Brasil pós-redemocratização, o discurso do Presidente Lula nos leva também à reflexão. É muito interessante ver como a História cuidou para que o povo pudesse ver a combinação, no governo, desses dois grandes estilos. Sim, falamos de Dilma Rousseff. A Presidente eleita do Brasil, que nos anos 80 ajudou na fundação do PDT no Rio Grande do Sul, tendo convivido durante muito tempo com Brizola, e que a partir de 2002 passou a conviver de perto com Lula, sendo peça-chave para o êxito do governo petista. Dilma é, neste sentido, a melhor síntese dessas duas grandes lideranças, pois traz no seu DNA político lições que aprendeu com Brizola e lições que aprendeu com Lula.


Brizola apresenta Lula a Getúlio Vargas



Lula pede o apoio de Brizola nas eleições de 89

Nenhum comentário:

Postar um comentário